Sapinho em criança: Quais os sintomas? Como tratar? É possível evitar?

bebe em uma banheira com a lingua para fora representando sapinho em crianca
saúde

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é um quadro muito frequente em crianças e bebês sendo causada pelo fungo candida albicans. O sapinho em criança é caracterizado por pequenos pontos brancos ou pela presença de placas brancas que são facilmente confundidas com resto de leite na boca das crianças, esta condição poderá ser contraída logo após o parto ou pelo contato com objetos mal lavados.

Para entender melhor o que é o sapinho em criança e como tratá-lo, continue lendo este artigo e confira tudo a seguir!

Como tratar o sapinho em criança?

Hoje em dia há diversas formas de tratamento caseiro para a candidíase em criança, mas por se tratar de uma doença causada por fungos é bem comum que o pediatra responsável indique a aplicação de um remédio antifúngico em forma de líquido, creme ou gel, como acontece com a Nistatina ou o Miconazol, que são aplicados diretamente na região infectada.

A Nistatina é uma boa forma de tratamento para acabar com o sapinho o mais rápido possível, diminuindo ainda a chance de a doença aparecer novamente, sendo considerada por muitos, ser bem mais eficaz que qualquer outro medicamento em solução líquida para bochechar, já que é aplicado diretamente na região e é mais facilmente absorvido, eliminando o fungo com mais agilidade.

Outra forma de acabar com o sapinho em criança é utilizando métodos naturais. Uma boa forma é utilizando uma gaze umedecida em chá de romã, que deverá ser aplicando diretamente na área afetada pelo sapinho.

Neste caso a eficácia do remédio natural fica por conta das propriedades antissépticas que a romã possui, e que ajuda a desinfetar a boca da criança eliminando o fungo causador.

imagem de sapinho em crianca bebe

Quais os sintomas?

Embora seja considerada uma doença muito popular, algumas pessoas poderão ter dificuldade em identificar o sapinho em criança.

Ficar atento aos principais sintomas é fundamental, que são:

  • Criança chorando constantemente;
  • Febre acima dos 38 graus sem nenhum motivo aparente;
  • Dificuldade para engolir e inchaço na garganta;
  • Surgimento de pontinhos brancos ou placas brancas na boca da criança que podem ser confundidos com resto de leite;
  • Pontinhos brancos nas unhas e nas dobras da pele da criança;
  • Fissuras mamárias na mãe;
  • Assadura com bolinhas;
  • Constante irritação na criança;
  • Redução na alimentação.

Ressaltamos que obrigatoriamente as bolinhas brancas na boca, na gengiva, no céu da boca, nas bochechas e na língua devem ser relativamente de fácil remoção, se assemelhando com um pequeno pedaço de algodão.

Como evitar o sapinho em criança?

Para evitar a infecção que é causada por um fungo é preciso eliminar as causas que favorecem o seu aparecimento, sendo assim, uma das primeiras formas de prevenção é a mulher fazer exame de urina 15 dias antes do parto para comprovar que não há nenhuma infecção vaginal que possa ser transmitida para a criança no momento do parto.

Outra forma de evitar o sapinho em criança é fazendo a devida higienização dos bicos de mamadeiras, das chupetas e também do seio da mulher no momento da amamentação.

Dúvidas sobre o sapinho em criança? Deixe um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mulher com as maos no bumbum representando dor de verrugas no anus
saúde
Verrugas no ânus: Quais são as causas? Qual é o tratamento correto?

As verrugas no ânus são um problema que pode afetar várias pessoas, e além de ser bastante constrangedor, também pode ser muito incômodo, por isso quem possui essas verrugas está sempre em busca dos melhores tratamentos para eliminá-las. Se você também está com verrugas no ânus e deseja dar fim …

mulher passando cotonete no rosto para acabar com espinhas
saúde
Como acabar com as espinhas: Veja nossas melhores dicas para deixar sua pele lisa e macia novamente!

A espinha é um problema que pode afetar pessoas de várias idades e geralmente costuma causar bastante constrangimento, por isso à busca por como acabar com espinhas é grande. Se você também possui espinhas grandes e feias em seu rosto e deseja saber como dar fim nelas este artigo é …

doenças respiratórias
saúde
Doenças respiratórias: Descubra quais são as mais comuns e seus sintomas!

As doenças respiratórias costumam ocorrer com frequência, pois na maioria das vezes são causadas por vírus e bactérias transmitidos pelo ar, o que faz com que as chances de contágio sejam maiores. Se você deseja conhecer quais são as doenças respiratórias mais comuns, esse artigo é para você, continue conosco …