O que são periféricos? Saiba mais sobre as noções de informática básica e entenda seu pc!

o que são periféricos
Dicas

Se você está conhecendo um pouco mais de informática e quer aprender mais informações sobre o hardware, ou seja, sobre as peças físicas do seu computador, o artigo de hoje é para você. Se você já ouviu sobre “periféricos” e ficou se perguntando “mas o que são periféricos?” não deixe de ler nosso artigo.

Veja aqui tudo sobre essas peças, tire suas dúvidas e veja alguns exemplos para você nunca mais se confundir.

O que são periféricos de entrada?

Primeiramente, os periféricos têm esse nome porque se conectam ao computador pelas partes periféricas, compondo o equipamento dando a ele mais funcionalidades sem alterar sua estrutura básica.

Os chamados periféricos de entrada, são portanto, aqueles dispositivos que inserem dados no computador, ou seja, que enviam alguma informação para a máquina central.

Um teclado, por exemplo, é um periférico de entrada, já que por ele é possível inserir dados no momento em que você digita. Também existem os teclados gamers, que não deixam de ser periféricos, pois ele são periféricos que permite melhor jogabilidade e também digitação.

Ficou difícil de entender? Veja alguns outros exemplos do que são periféricos:

  • Scanner
  • Webcam
  • Mouse
  • Microfone
  • Joystick

Todos esses equipamentos permitem a entrada de algum tipo de informação no hardware. A scanner permite a entrada de imagens, o mouse permite a entrada do movimento do cursor e a movimentação na tela. O microfone permite a entrada de áudio e por aí vai…

periferico de saide caixa de som para pc

E os de saída?

Como o próprio nome já diz, os periféricos de saída são o contrário dos de entrada, uma vez que eles permitem a transferência de dados de dentro para fora do computador. Um exemplo simples é o próprio monitor, já que não é ele que codifica as informações e dados do pc, mas é ele que permite a visualização de todo o conteúdo.

Da mesma forma que o monitor permite a saída da imagem para os nossos olhos, outros periféricos de saída são:

A impressora, que permite a saída de dados em forma de texto ou imagens no papel;

As caixas de som que permitem a saída do áudio, tornando possível a nós escutar os sons dos vídeos e músicas;

O projetor, que ao ser conectado no computador permite a exibição de imagens em tela grande, é uma forma de saída da imagem.

O que são periféricos híbridos?

Existem também os dispositivos que fazem parte da categoria híbrida, ou seja, que permitem as duas funções. Um exemplo é o pen drive, que pode ser utilizado tanto para inserir dados no computador quanto para retirar. A mesma coisa com o CD, os HDs externos, cartões de memória e impressoras multifuncionais.

pen drive é um periferico de armazenamento

E o que são os periféricos de armazenamento?

Por fim, os periféricos de armazenamento também costumam entrar na categoria de híbridos, como é o caso dos CDs, DVDs e HDs externos, pois eles permitem armazenar a informação do computador em um aparato externo.

Uma dúvida comum é se os sites de armazenamento em nuvem são periféricos de armazenamento, mas na verdade eles não são, uma vez que não são dispositivos físicos, mas sim softwares que permitem o armazenamento nas redes de internet e não em um aparato técnico.

Ficou alguma dúvida? Se você não entendeu alguma coisa é só deixar seu comentário e responderemos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mulher comprando roupas no atacado
Dicas
Comprar roupas no atacado: Veja algumas dicas para fazer as compras certas

A moda está sempre mudando, por isso as pessoas que gostam de estar sempre vestindo as tendências fazem deste um ótimo mercado para quem está em busca de montar um negócio. E se você também está pensando em vender roupas, uma excelente opção é comprar roupas no atacado, assim poderá …

licenciamento do veiculo
Dicas
Licenciamento do veículo: Tire todas as suas dúvidas a respeito da documentação do seu carro!

Ter um carro não é tão simples como muitas pessoas pensam, é necessário seguir algumas regrinhas e realizar procedimentos anuais para manter o seu carro legalmente sem nenhuma complicação na justiça. Por isso, existe o licenciamento do veículo. Você sabe o que é e como fazer o seu? Se você …

creatina
Dicas
Creatina: Saiba o que é e como usá-la para melhorar seu desempenho na academia!

Fazer exercícios físicos é essencial para as pessoas que desejam ter um corpo bonito e sarado, porém nem sempre essas pessoas possuem energia para praticar essas atividades e por isso nem sempre alcançam os resultados esperados, e para isso usar a creatina pode ser uma boa opção. Se você deseja …