Ladrilho Hidráulico: O que é? Para que serve? Saiba tudo aqui!

ladrilho hidraulico
Decoração

Na hora de construir ou reformar nossa casa é importante ficarmos atentos a cada detalhe do que usaremos, assim a casa ficará bonita e prática de se limpar, e é por isso que muitas pessoas vem optando por colocar ladrilho hidráulico. Ele é a tendência de acabamento que veio para ficar, com milhares de modelos e possibilidades de combinações de cores.

Você conhece o ladrilho hidráulico? Conhece quais os tipos de ladrilhos hidráulicos existentes no mercado, e por que eles são importantes em uma decoração? Continue lendo este artigo e confira a seguir tudo sobre ele!

O que é?

Também conhecido como piso hidráulico, azulejo hidráulico, ou piso decorado, este ladrilho nada mais é do que um revestimento artesanal confeccionado a partir de cimento queimado que está fazendo muito sucesso.

Hoje o ladrilho hidráulico pode ser feito de diversos materiais como, pó de pedra, mármore, ou mesmo quartzo.

O mais interessante é as possibilidades de decorações que se pode fazer a partir do ladrilho hidráulico, com diversas possibilidades de cores a decoração utilizando o ladrilho hidráulico é perfeita para diversos ambientes.

Ah, e se você está curioso para saber o porquê deste nome, é bem simples. Para curar é necessário que o ladrilho fique submerso a água por várias horas, dai seu nome.

Como colocar?

Para colocar o ladrilho hidráulico basta seguir o processo a seguir com os devidos cuidados, trata-se de um processo simples, mas cuidadoso.

  1. Utilizar argamassa de boa qualidade branca;
  2. Optar por profissionais com experiência em nivelamento;
  3. Deixar 1mm a 1,5mm entre os ladrilhos;
  4. Acertar o nivelamento no momento em que estiver colocando o ladrilho;
  5. Não usar o martelo de borracha e somente dar “soquinhos” com as mãos ao assentar.
  6. Aplicar a primeira mão de resina e esperar secar por 8 horas.
  7. Calafetar com pó de rejunte.
  8. Aplicar a segunda mão de resina e esperar secar por mais 8 horas.

Como limpar?

Os cuidados com a limpeza dos ladrilhos é bem simples, veja:

  • Utilizar apenas água e sabão, nunca produtos químicos.
  • Sempre resinar os ladrilhos, pois a resina absorve qualquer substância devido a sua composição porosa.
  • Passa cera liquida incolor com pano úmido 2x ao mês.

É caro?

Não é possível dizer o valor do ladrilho hidráulico, pois ele poderá variar conforme o tipo escolhido, o tamanho, o desenho, etc. Em geral o preço do ladrilho hidráulico varia entre R$ 25,00 a R$ 150,00 o m².

É resistente?

Enquanto pisos e azulejos devem ser trocados em média com no máximo 10 anos, o ladrilho hidráulico poderá durar uma vida inteira.

Talvez seja este, o principal motivo da escolha dos ladrilhos hidráulicos para decoração.

Onde comprar?

Você poderá encontrar ladrilhos hidráulicos em casas de materiais de construção próximos a você, ou até mesmo na internet, onde você encontra diversas possibilidades para decorar sua casa com o seu gosto.

Você já usou ladrilho hidráulico? Deixe sua opinião sobre ele nos comentários, a fim de ajudar quem ainda possui dúvida se vale a pena ou não optar por esse revestimento.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

papel de parede 3D
Decoração
Papel de parede 3D: Veja dicas para colocar na sua casa!

A utilização de papéis de parede na decoração da casa é uma ótima opção para quem pretende dar uma cara nova para os cômodos antigos sem precisar, necessariamente, fazer uma reforma. O revestimento de paredes com a utilização de papel é uma técnica de ornamentação que já existe há muitos …

cabide de fotos
Decoração
Cabide de fotos: aprenda a inovar na decoração

Quando se fala em decoração de casa, muitas pessoas pensam que isso significa gastar dinheiro, comprar coisas novas e sofisticadas, mas isso é um grande engano, pois decorar a casa é colocar pequenos detalhes que ajudaram a deixar o ambiente mais parecido com você. Uma nova técnica de decoração que …

Decoração
Terrário: Aprenda como fazer um e decorar a sua casa!

Quem gosta de plantas sabe como é bom ter essas coisinhas em casa, pois elas deixam o ambiente mais alegre e mais bonito. Mas quem mora em apartamentos ou casas pequenas acaba não tendo muito espaço para deixar essas lindas plantinhas. Mas saiba que isso não é mais desculpa, pois …