Gastrite: Sintomas, tratamento, saiba tudo sobre a doença!

gastrite atacada
saúde

Caracterizada pela inflamação na parede de revestimento do estômago, a gastrite poderá ser de curta duração, no caso da gastrite aguda ou poderá durar meses e até mesmo anos, como acontece com a chamada gastrite crônica. Além disso, temos também a gastrite nervosa, que acontece sempre que a pessoa passa por um momento difícil ou por um período de ansiedade.

Conhecer os tipos de gastrite que existe é fundamental para saber como tratá-la. E por isso a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre essa doença. Confira!

Sintomas

Os sintomas da gastrite poderão variar de pessoa para pessoa, sendo que em alguns casos eles podem até mesmo passar despercebidos, sendo manifestado somente quando houver uma piora no quadro.

Os sintomas mais comuns que observamos são:

  • Dor no estômago continuamente;
  • Perda de apetite;
  • Soluços frequentes;
  • Indigestão;
  • Náuseas;
  • Distensão abdominal;
  • Vômito com sangue de coloração marrom escuro;
  • Fezes de tonalidade escurecida;
  • Sensação de queimação ou mal-estar no estômago após as refeições, principalmente à noite.

Diagnóstico

O diagnóstico da gastrite será feito por meio de uma avaliação do histórico familiar da pessoa e também dos seus sintomas, a depender desses dois fatores os médicos costumam solicitar também alguns exames que já são de rotina para ajudar no diagnóstico da doença.

Entre eles destacamos o exame para detectar a presença de uma das bactérias causadoras da doença, a helicobacter pylori.

O exame poderá ser feito por meio de amostragem de sangue ou ainda por meio de um exame conhecido como teste respiratório, que consiste na ingestão de uma solução líquida com carbono radioativo, onde após a ingestão o paciente assopra dentro de um recipiente próprio para verificar se o assopro contém amostras de carbono, caso seja comprovado que há presença do carbono na amostragem o paciente estará diagnosticado como portador da bactéria.

Outra forma de diagnosticar a gastrite é por meio da técnica conhecida como endoscopia, que se trata de um exame onde o paciente fica sedado e é introduzido um endoscópio sobre o esôfago dele, fazendo com que a ferramenta chegue ao estômago e retire uma pequena amostragem para que seja avaliada em laboratório.


➡Veja opções caseiras para gastrite


Gastrite Nervosa

A dispepsia funcional, popularmente conhecida como gastrite nervosa, é uma doença do estômago que apesar de não causar inflamação real no estômago como a gastrite comum, provoca os mesmos sintomas dela, porém está ligada a questões emocionais como estresse, ansiedade e nervosismo.

gastrite

O que comer?

Recomenda-se fazer a ingestão de alimentos que são mais fáceis de serem digeridos e que tem efeito calmante como carnes magras, cozidas ou grelhadas, vegetais cozidos, frutas sem cascas e peixes.

Além disso, para prevenir os sintomas deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras como bacon, salsicha, frituras, chocolate e também bebidas alcoólicas, refrigerantes, café e pimenta.

Tratamentos

O tratamento para a gastrite pode ser feito com alguns medicamentos e com uma dieta balanceada. O ideal é que a pessoa consulte um médico especialista no assunto para que ele possa dizer qual é a melhor forma de realizar o tratamento.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dor no ouvido
saúde
Remédios para dor de ouvido: Dicas caseiras para melhorar essa dor!

A dor no ouvido geralmente é uma dor muito forte e que pode causar bastante desconforto, por isso conhecer bons remédios para dor de ouvido é fundamental para saber ao que recorrer quando precisar. Deseja conhecer quais são os melhores remédios para combater a dor de ouvido? Continue conosco e …

mulher com as maos no bumbum representando dor de verrugas no anus
saúde
Verrugas no ânus: Quais são as causas? Qual é o tratamento correto?

As verrugas no ânus são um problema que pode afetar várias pessoas, e além de ser bastante constrangedor, também pode ser muito incômodo, por isso quem possui essas verrugas está sempre em busca dos melhores tratamentos para eliminá-las. Se você também está com verrugas no ânus e deseja dar fim …

bebe em uma banheira com a lingua para fora representando sapinho em crianca
saúde
Sapinho em criança: Quais os sintomas? Como tratar? É possível evitar?

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é um quadro muito frequente em crianças e bebês sendo causada pelo fungo candida albicans. O sapinho em criança é caracterizado por pequenos pontos brancos ou pela presença de placas brancas que são facilmente confundidas com resto de leite na boca das crianças, …