Doenças respiratórias: Descubra quais são as mais comuns e seus sintomas!

doenças respiratórias
saúde

As doenças respiratórias costumam ocorrer com frequência, pois na maioria das vezes são causadas por vírus e bactérias transmitidos pelo ar, o que faz com que as chances de contágio sejam maiores.

Se você deseja conhecer quais são as doenças respiratórias mais comuns, esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Quais são as doenças respiratórias mais comuns?

As doenças respiratórias são provocadas principalmente por vírus e bactérias que são transmitidos pelo ar e também de uma pessoa para outra pelo contato das mãos com objetos que podem conter micro-organismos causadores dessas doenças.

Dentre as principais doenças respiratórias temos:

  • Alergias

A alergia é umas das doenças mais comuns. Ela pode ser ocasionada devido a baixa imunidade do indivíduo. Dentre os principais fatores que contribuem para desencadear as alergias temos o mofo, o látex, picadas de insetos, pólen e medicamentos.

  • Bronquite

Outra doença respiratória muito comum é a bronquite, que tem sua causa além da genética, a exposição constante a fumaça e também ao hábito de fumar.

Ela é dividida em dois tipos, a bronquite crônica e a bronquite aguda, onde a bronquite crônica é caracterizada por tosse seca e constante, e a aguda é caracteriza por infecção viral, onde normalmente não se tem muitos problemas.

Em ambos os casos a bronquite se dá por uma inflamação na membrana mucosa, que passa a ser produzida em excesso provocando a tosse e também o estreitamento das vias respiratórias fazendo com que a pessoa fique com a respiração comprometida.

  • Asma

A asma é uma doença crônica muito conhecida que geralmente se inicia na infância e se estende a vida adulta. Trata-se de uma doença que não tem cura, mas totalmente administrável, ela causa espasmos pulmonares e falta de ar.

Se não tratada adequadamente a doença pode ser fatal, e por isso é extremamente importante procurar ajuda médica o quanto antes para manter a doença em um quadro instável.

Também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC é a doença respiratória que mais mata em todo o mundo, estimando-se que cerca de 24 milhões de pessoas no mundo possuem a doença, mas que ao menos 50% destas nem sabem ou a conhecem.

Ela causa falta de ar impede que a pessoa respire normalmente Pode ser desenvolvida ao longo de vários anos sem apresentar qualquer sintoma e por isso é uma das doenças respiratórias mais comuns e pode ser fatal.

Ela poderá ter sua causa devido a fatores genéticos, ambientais e também pelo hábito de fumar.

Quais são as doenças respiratórias mais comuns na infância?

A infância é um fator que contribui para aparição de doenças respiratórias, pois o sistema imunológico da criança ainda está em desenvolvimento e nem sempre é eficaz como deveria ser.

Além da asma e a inflamação nos brônquios, que são doenças comuns também na infância, citamos também a sinusite, a rinite e a pneumonia, que são inflamações caracterizadas por secreção nasal, coriza, e tosse que dificultam as crianças de respirar e causam febre.

Estas doenças são causadas normalmente por fatores genéticos e também fatores externos, como filhos de pais fumantes e exposição a poeiras e mofo.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mulher com as maos no bumbum representando dor de verrugas no anus
saúde
Verrugas no ânus: Quais são as causas? Qual é o tratamento correto?

As verrugas no ânus são um problema que pode afetar várias pessoas, e além de ser bastante constrangedor, também pode ser muito incômodo, por isso quem possui essas verrugas está sempre em busca dos melhores tratamentos para eliminá-las. Se você também está com verrugas no ânus e deseja dar fim …

bebe em uma banheira com a lingua para fora representando sapinho em crianca
saúde
Sapinho em criança: Quais os sintomas? Como tratar? É possível evitar?

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é um quadro muito frequente em crianças e bebês sendo causada pelo fungo candida albicans. O sapinho em criança é caracterizado por pequenos pontos brancos ou pela presença de placas brancas que são facilmente confundidas com resto de leite na boca das crianças, …

mulher passando cotonete no rosto para acabar com espinhas
saúde
Como acabar com as espinhas: Veja nossas melhores dicas para deixar sua pele lisa e macia novamente!

A espinha é um problema que pode afetar pessoas de várias idades e geralmente costuma causar bastante constrangimento, por isso à busca por como acabar com espinhas é grande. Se você também possui espinhas grandes e feias em seu rosto e deseja saber como dar fim nelas este artigo é …