Como comprovar renda: Veja opções de como fazer aqui!

como comprovar renda
Finanças

Em muitos momentos da nossa vida precisamos comprovar nossa renda, seja para um empréstimo, para um financiamento, abrir uma conta em um banco ou até mesmo para um contrato de aluguel, e quando nos deparamos com essa situação muitas vezes nos vem à dúvida, como comprovar renda?

Se você também está em dúvida sobre como comprovar renda, esse artigo é para você por que a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber para conseguir essa comprovação sem muita dor de cabeça. Confira a seguir!

O que fazer?

Se você é uma dessas pessoas que possui um contracheque que consta o seu salário, parabéns, você tem sorte, pois é necessário apenas apresenta-lo que você terá a sua renda comprovada.

Agora, se você é um MEI, um autônomo ou não possui um salário registrado em carteira e não sabe como comprovar sua renda, veja a seguir  o que pode ser feito!

Quem recebe por conta corrente

Se você recebe o seu salário através da sua conta corrente, ótimo, você também possui um jeito fácil de comprovar sua renda, assim é necessário apenas que você leve alguns extratos bancários que comprovem a entrada mensal desse dinheiro.

Quem em MEI

Quem é MEI pode usar como comprovante de renda as notas fiscais que são emitidas quando eles prestam serviços a terceiros. É necessário  levar as notas de alguns meses anteriores ao vigente para que tenha maior validade aquela renda.

Em outros casos o MEI também poderá usar a sua declaração de imposto de renda como comprovante de tenda.

Autônomos

Para os autônomos, o meio mais comum de comprovar a sua renda é através do decore, documento que só pode ser emitido por um contador e que consta qual o salário desse trabalhador.

Além do mais os autônomos também podem usar  a sua declaração de renda como forma de comprovação do salário.

Quem trabalha por CLT

Para quem possui carteira assinada e recebe um salário fixo ficou mais fácil ainda, pois é necessário apenas apresentar a sua carteira de trabalho atualizada que isso fará com que o seu salário seja validado.

Em casos de pessoas que ganham salários variáveis deverão apresentar o extrato de vários meses da sua conta bancária para que possa ser analisado o seu real salário.

Aposentados e pensionista do INSS

Em casos de aposentados ou pensionistas do INSS que precisam apresentar um comprovante de renda, deverão apenas levar um comprovante de recebimento desse benefício nos últimos três meses. Se eles possuírem declaração do imposto de renda, esta também será aceita.

Quem recebe alugueis

As pessoas que vivem apenas do recebimento de alugueis ou de investimentos deverão necessariamente levar a sua declaração de renda para que ela seja válida como comprovante de renda, nesses casos nenhum outro documento é aceito, nem mesmo o contrato de aluguel ou o extrato bancário.

Espero que você tenha gostado desse artigo e se ficou alguma dúvida sobre como comprovar renda? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *