Cetoconazol: O que é? Como tratar? E contraindicações? Clique aqui!

pomada cetoconazol
saúde

Os medicamentos são desenvolvidos para ajudar a dar fim, tratar e até prevenir diversas doenças que podemos ter ao longo da vida. No entanto, é necessário tomarmos cuidado para sempre ingerir o medicamento correto, além de fazer o tratamento correto e, é por isso, que hoje eu irei falar um pouco sobre um medicamento muito conhecido: o Cetoconazol.

Continue lendo esse artigo e veja a seguir o que é ele e para que ele serve.

O que é?

O Cetoconazol também conhecido por Nizoral é um medicamento antifúngico, ou seja, ajuda a combater doenças que se dão por fungos. Dentre as doenças mais conhecidas, podemos citar: candidíase ocular, candidíase osteoarticular, candidíase vaginal, candidíase disseminada, pé de atleta, dermatite seborreica, micoses de pele entre outras doenças relacionadas.

O Cetoconazol é produzido sobre responsabilidade do laboratório Medley, um dos mais conhecidos no mercado, e já é comercializado há mais de 30 anos.

O Cetoconazol só deve ser utilizado a partir de recomendação médica. O médico irá receitar  o remédio mais adequado, uma vez que ,você pode encontrar o Cetoconazol em forma de: shampoo, pomada, e comprimidos, cada um dos tipos devem  ser utilizados para determinadas causas.

Como usar cada as formas do Cetoconazol

Shampoo

O Cetoconazol Shampoo é indicado para casos de dermatite seborreica e caspa em adultos. É indicado que seja feita uma aplicação em 2 vezes por semana, por um período de 2 a 4 meses. Além disso, depende de cada caso.

Pomada

O Cetoconazol pomada é indicado para casos de candidíase cutânea, pé de atleta, pano branco, algumas micoses de pele entre outras doenças.

Na maioria dos casos, é aplicado o Cetoconazol diretamente na área afetada, 1 vez por dia após a devida higienização, a fim de combater contaminações ou mesmo reinfecção, por um período de 2 a 4 meses. Além disso, depende de cada caso.

Também é importante manter a região afetada sempre bem higienizada para melhor resultado no tratamento.

Comprimidos

Especialmente o Cetoconazol em forma de comprimidos é indicado para tratamentos de candidíase vaginal, candidíase oral, e para alguns casos de caspas e micoses de pele.

A administração pode variar de acordo com cada caso, sendo que para adultos com problemas de candidíase vaginal, é indicado a ingestão do Cetoconazol de 200mg a 400mg em dose única diariamente, por aproximadamente 5 dias.

Para adultos com problemas de pano branco é indicada a ingestão de 200mg do Cetoconazol em dose única diariamente, por cerca de 5 a 10 dias.

Enquanto que para crianças acima de 2 anos o Cetoconazol deve ser administrado de acordo com o peso, sendo:

  • Até 20kg
  • 50mg de Cetoconazol em dose única diariamente.
  • De 21kg a 40kg
  • 100mg de Cetoconazol em dose única diariamente.
  • Acima de 40kg
  • 200mg de Cetoconazol em dose única diariamente.

Em todos os casos, tanto adultos quanto crianças, o Cetoconazol deve ser ingerido junto a alguma refeição, nunca em jejum e um médico deve ser consultado antes do seu consumo.

Contraindicações

O Cetoconazol é contra indicado para mulheres que estão amamentando, e para mulheres com gravidez risco C.

Além disso, é contra indicado para qualquer pessoa que sofre com doenças hepáticas, seja ela aguda ou crônica, já que o medicamento é sintetizado no fígado.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mulher com as maos no bumbum representando dor de verrugas no anus
saúde
Verrugas no ânus: Quais são as causas? Qual é o tratamento correto?

As verrugas no ânus são um problema que pode afetar várias pessoas, e além de ser bastante constrangedor, também pode ser muito incômodo, por isso quem possui essas verrugas está sempre em busca dos melhores tratamentos para eliminá-las. Se você também está com verrugas no ânus e deseja dar fim …

bebe em uma banheira com a lingua para fora representando sapinho em crianca
saúde
Sapinho em criança: Quais os sintomas? Como tratar? É possível evitar?

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é um quadro muito frequente em crianças e bebês sendo causada pelo fungo candida albicans. O sapinho em criança é caracterizado por pequenos pontos brancos ou pela presença de placas brancas que são facilmente confundidas com resto de leite na boca das crianças, …

mulher passando cotonete no rosto para acabar com espinhas
saúde
Como acabar com as espinhas: Veja nossas melhores dicas para deixar sua pele lisa e macia novamente!

A espinha é um problema que pode afetar pessoas de várias idades e geralmente costuma causar bastante constrangimento, por isso à busca por como acabar com espinhas é grande. Se você também possui espinhas grandes e feias em seu rosto e deseja saber como dar fim nelas este artigo é …