Calendário menstrual: Aprenda como usar!

calendario menstrual
feminino

A menstruação faz parte da vida de todas nós mulheres que estamos entre a puberdade e a menopausa, contudo, nem sempre o ciclo é regular e  sabemos ao certo qual o dia que vamos menstruar e até mesmo qual é o nosso período de ovulação. E por isso, a fim de ajudar as mulheres a entender melhor o seu ciclo é que existe o calendário menstrual.

Você já sabe o que é o calendário menstrual e quais são as vantagens de ter um? Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo a seguir!

O que é?

O calendário menstrual é um calendário desenvolvido para auxiliar as mulheres a entenderem melhor o funcionamento do seu corpo e do seu ciclo menstrual, ou seja, este calendário é o responsável por dizer quando a mulher vai menstruar, quando é seu período fértil, dia de ovulação e muito mais.

Você só precisa saber a data da sua última menstruação e quantos dias aproximadamente dura o seu ciclo, assim é possível saber quais serão as prováveis datas dos períodos mais importantes do seu ciclo.

Contudo é importante destacar que a calculadora menstrual, embora diga os dias prováveis que você está fértil ou não, não deve ser usada como um método contraceptivo, pois os resultados não estão 100% corretos e a mulher pode engravidar até 3 dias após a relação sexual, pois os espermatozoides ainda estão vivos.

Vantagens

Usar uma calculadora menstrual pode trazer vários benefícios às mulheres, pois com essa calculadora é possível entender perfeitamente como funciona o ciclo menstrual e todos os detalhes dele.

  • Você sabe qual é o dia da sua próxima menstruação
  • Maior controle do ciclo
  • Dá para saber quando é o período fértil
  • Dá para saber quando é o dia de ovulação
  • Pode ser útil para quem deseja engravidar
  • Ajuda a entender ciclos irregulares
  • Você pode ter todas as informações em suas mãos através do seu celular

É isso mesmo, você pode aproveitar todas essas vantagens acima apenas usando o calendário menstrual.

Como fazer?

Existem vários aplicativos de calendário menstrual que são bem simples de serem usados e você só precisará baixá-lo em seu celular e colocar seus dados pessoais.

Mas se desejar você mesma poderá fazer seu calendário menstrual, para isso é necessário apenas que você pegue um calendário do mês e faça as seguintes anotações:

  • Anote quantos dias têm o seu ciclo, para saber quando será a próxima menstruação.
  • Marque no  calendário o primeiro dia da sua última menstruação
  • Conte 14 dias e marque novamente, esse é o dia da sua ovulação.
  • Considere 3 dias antes e 3 dias depois dessa data para ser o seu período fértil.

Após anotar todas essas informações você terá em mãos o seu calendário menstrual, com isso você poderá saber qual é o seu período fértil e qual é a possível data da sua próxima menstruação.

Ainda tem alguma dúvida sobre o calendário menstrual? Então deixe um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *